Free Flash Templates
-->

terça-feira, 12 de abril de 2011

O mar de Paraty

Cais de Paraty
O cais de é um dos lugares mais famosos de Paraty, existem duas maneiras de fazer um passeio de barco, a primeira é comprando uma passagem de escuna. Os passeios duram em média cinco horas, custam entre R$ 35,00 e R$ 40,00 saem do cais entre 10:00h e 12:00h e fazem de três a quatro paradas em ilhas e praias. A vantagem das escunas é que elas possuem serviço de bordo, são confortáveis e pode-se aproveitar para conhecer pessoas. A desvantagem é que você não escolhe seu roteiro e nem quanto tempo quer ficar em cada lugar, além de poder ter o azar de pegar um grupo mais animado quando você queria tranqüilidade.Vamos ler um pouquinho mais sobre a história das embarcações de Paraty.

Escuna Estrela da Manhã.
 Clique aqui para acessar o site
Canoas caiçaras

Devido ao isolamento econômico e geográfico que Paraty viveu entre 1870 e 1950, a canoa caiçara era a embarcação mais utilizada pelos paratienses. 
De origem indígena e feita de um único tronco, pouco se modificou com o passar dos séculos. A construção de uma canoa impõe que seu construtor permaneça alguns dias na floresta para a escolha da árvore, o corte e a escavação grosseira do tronco, ficando assim mais leve para ser transportada até o mar. Dependendo do tipo de árvore utilizada varia o tamanho, a durabilidade, o peso e a estabilidade da embarcação. O cedro é considerado a melhor madeira por ser leve e bastante resistente à água salgada. O corte da árvore é feito na lua nova para evitar brocas e fungos. A proa da canoa fica do lado da raiz, por ser mais larga. Do lado mais chato do tronco é feita a boca da canoa. A pintura, feita com tinta óleo, possui cores alegres. A canoa é utilizada para a pesca, transporte, lazer e esporte. Para se ter uma idéia dos tamanhos de árvores que havia em Paraty basta observar algumas canoas para mais de dez pessoas, possuindo até motor de centro. É interessante reparar que apesar de não ser mais utilizado o vento para mover as canoas, em todas elas há um furo no banco dianteiro onde se pode encaixar um mastro com vela.




Aluna: Joana Marendaz Yanes Gutierrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário